Time

sábado, 20 de março de 2010

Quanto ao ensaio aberto - RG

No último dia: 18/03/2010 às 19hr aconteceu nosso segundo ensaio aberto com o projeto Registro Geral - RG contemplado pelo prêmio Klauss Vianna  2009/2010 na sede do Quilombo Chamado Jacintinho.










Foi a primeira experiência de Instantâneo Integral dentro do projeto, e muitas foram as interpretações, questionamentos, enfim, muitas foram as inquietações e formas de sentir.
A grande questão porém, se tratou do meu estado energético com relação as quebras que realizo na performance, como exemplo: a dinâmica da performance. Para Telma Cesar, coordenadora do curso de dança da Universidade Federal de Alagoas - UFAL, professora e bailarina, esse instante de quebra precisa ser sentido como ago comum, real, não premeditado..."Sinto como se fosse alguém que estivesse arrumando a casa e em certo momento lembrasse que existe uma panela no fogo, e larga tudo o que estava fazendo e vai tirar a panela do fogo, e depois volta como se nada tivesse acontecido. Mas com você não senti muito isso...tá precisando olhar essa quebra com mais cuidado, pois nesse instante você perde o público...e vejo também que você chegou no ponto de trabalhar isso agora. Está na hora!É agora, e é aí que você tem que se aprofundar no seu trabalho!Na minha opinião!"

Ela continua: "Não falo em relação as quebras que você faz em relação ao som, porque isso está claro para mim. E até te elogio!Porque fazer isso é muito difícil, precisa de coragem, e você faz tranquilamente...falo em relação a dinâmica mesmo, do seu trabalho, as vezes em que você não está "presente" na ação é que você perde o público mesmo." Ressalta: "Mas não estou dizendo que não me tocou...pelo o contrário, tocou muito, é tanto que estou falando até agora...(risos)."
Ainda pergunta: "Só não entendi o porque do nome ser Instantâneo Integral...Por quê? Fiquei pensando aqui e não consegui entender!!!!!"

Respondo tentando ser o mais honesta possível: "Instantâneo Integral veio para me de uma forma inesperada...estava no módulo II do curso Formação do Ator na UFAL em 2006/2007, quando o Glauber Xavier ficou como diretor do módulo e começamos a criar várias partituras, das quais, muitas não foram aproveitadas, e quando chegou no meio do processo ele me falou que queria trabalhar uma performance. E eu já tinha interesse em fazer uma, topei.Foi aí também, que o mesmo disse que já tinha um nome e perguntou se eu concordava, e o nome era "instantâneo integral". Adorei o nome!E só muito depois foi que me "caiu a ficha" do que se tratava ser Instantâneo Integral...que é ser e está presente na ação, no momento, com minha integridade, com aquilo que posso doar no momento, com o que me é possível..."

(O debate terminou às 22:40 porque estava chovendo, então as pessoas foram embora e ficamos para organizar a casa) O debate não girou só em torno do meu trabalho, não. Pelo contrário, todos tiveram variados questionamentos.

Em breve mais coisas sobre o debate e fotos exclusivas!!!!!Aguardem!!!

Beijocas e os meus agradecimentos a todos que foram por tudo:

MARY VAZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário