RELEASE
PERFORMANCE: ÁGUAS ABSOLUTAS
Esta performance, denominada Águas Absolutas, ironiza de tal maneira as estruturas de saneamento básico “encontradas” na Praia da Avenida – Maceió/Al. As regras estabelecidas pela artista/performer nessa experimentação passa pela forma e antes de tudo pela “tentativa” de limpeza dessa água absolutamente contaminada. E logo após, a obra transita pela natureza e engajamento crítico da atual situação da mesma.
Decantação. O início dessa performance surgiu da ideia de purificação, limpeza e harmonização de espaços. Pensando nessa possibilidade, busquei me aproximar de recursos que levasse a concretização da ideia original sem passar pela significação religiosa dessas palavras, e sim pelo processo fundamentado nas diferenças existentes entre as densidades dos componentes da mistura, e na espera pela sua decantação.
Cientificamente o termo Decantação se explica: Separa-se um líquido do outro através de um bastão de vidro, vertendo o líquido lentamente com a ajuda do bastão, até a substância menos densa passar para o outro recipiente. Este método evita que o líquido escorra para fora do recipiente, passando perfeitamente pelo bastão, e muito utilizado em separações de misturas sólido-líquido, como areia e água.
Sendo assim, nessa ação a “Água Absoluta” deve passar por uma separação de misturas, resíduos contidos em sua poluição com alguns métodos compostos por produtos químicos que serão utilizados. Tais como: sabão em pó, sabão em pedra, água sanitária, desinfetante, detergente, amaciante e soda cáustica.
Buscando uma quantidade da água da Praia da Avenida com um balde, a performer coloca essa mesma água em outro balde passando por um processo de coa mento onde a mesma deve passar por todo processo de “limpeza” e “purificação” até restar numa bacia com alguns bonecos contidos na mesma junto com uma quantidade de soda cáustica para que esses elementos, simbolicamente passem por uma decomposição Absoluta. Findando a ação performática com um enterro dessa água.
Intérprete Criadora e performer: Mary Vaz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário