Time

domingo, 6 de dezembro de 2009

Aldeia - SESC 2009

Instantâneo Integral

Quarta-feira, dia 26/08/2009, às 16h, no Teatro Jofre Soares, SESC Centro. Entrada: R$: 2 + 1 kg de alimento ou R$: 4,00.


O performer em cena. Trata-se de uma pesquisa livre e espontânea.Onde a performer Mary Vaz traz para o palco ela mesma, sua pesquisa e proposta cênica, o ser humano e suas vivências. O ser humano esse por sua vez enquanto público participa ativamente do espetáculo. Assim sendo a obra proposta uma obra aberta, sustentar- se no instantâneo é possível sim. Mas até que ponto? Pois o integral pode por sua vez, ser uma frase finita. E aonde estarão o fim em si dessa obra?
Escrito por Elizandra Lucca ao jornal do Aldeia - SESC - Rodapé.

Apresentação do ALDEIA - SESC DE 2009

Instantâneo Integral,
Teve a oportunidade de ser apresentado no Aldeia - SESC de Agosto de 2009 no Sesc - Centro de Maceió às 16:00 do dia: 26/08/2009. Teatro Jofre Soares.

Entre outras apresentações da performace, não tinha tido ainda tanto retorno quanto obtive nessa apresentação em específico. O ALDEIA - se faz presente, tão fortemente, que talvez os próprios coordenadores não tenham a consciência desse peso que eles representam para os artistas alagoanos.
A chance de poder não apenas se apresentar pelo projeto, mas de receber pessoas diferenciadas e ter perto pessoas que estavam aptas a ajudar, a colaborar com o devido trabalho, foi e é sem dúvida, uma abertura de horizontes inesplicável.
A apresentação de Instantâneo Integral para o Aldeia ficou marcado como a apresentação mais "polêmica" entre as outras. Não por ela ter sido ruim, não se trata disso, mas dela ter possibilitado um debate de extrema importância para o trabalho em si, e para cena contemporâneo em Alagoas. Os debatedores foram: Flávio Rabelo, José Manuel e Djalma Thúler.
Logo após a apresentação realizamos o debate que durou cerca de uma hora e meia. Saimos para lanchar, voltamos e ainda se discutia sobre a performance. A princípio, falei sobre o processo de Instantâneo e a dificuldade que cerca a performance em Maceió - a participação do público na cena comigo - As palavras deixadas pelos debatedores me acompanharão eternamente nesse processo, ou em outros em que venha a realizar.
José Manuel: "...Independente de qualquer coisa, se percebia que ela estava inteiramente viva na cena..."
Djalma Thúler: "...Você demorou a me conquistar, estava quase "lá" quando você derrepente acabou..."
Flávio Rabelo: "...É muito bom te ver em cena e o risco que você corre a cada instante..."
Essas foram as frases que escolhi para lembrar eternamente desse debate que infelismente não tive a sorte de contar com os responsáveis por publicar os acontecimentos nos jornais do festival que fica circulando durante o período em que acontece o Aldeia- o Rodapé. Mas foi muito válido indepedente de qualquer coisa!

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Desconhecido


“DESCONHECIDO”



Cátia de Cali

Você que veio a esse mundo destinado a me encontrar
Não se aprece nem se preocupe
Eu sei esperar

Prove de todos os copos
Sirva-se de todas as bocas
Beije todas as bocas
Desnude todos os corpos
Sorva do néctar de cada seio
Conheça cada fenda


Viaje rumo ao desconhecido
Navegue, mesmo contra a corrente
Se entregue sem barreiras
Dance a sinfonia do amor
Sinta cada nota,
Descubra cada tom
Não se furte a nada
Nem mesmo a dor




E quando você se cansar
A gente sempre cansa
Na busca da fechadura que se ajusta as suas chaves
Não se inquiete, apenas remova todos os entraves
Aí então, terá chegado o momento que foi para nós reservado
Mesmo assim não tenha pressa
Respire fundo
Sinta seu ser invadido de plena felicidade
Nesse momento então,
Irei ao seu encontro
Nem que seja na eternidade.


Adaptado por Mary Vaz.

Entre tantas coisas, entre tantos mundos, estou eu!!!

REEEEVIVENDO...













Story board elaborado pela própria artista ao longo dos ensaios da performance Instantâneo Integral.

REVIVENDO O PROCESSO

Revivendo o processo...
Instantâneo Integral começou assim!












Story board elaborado pela própria artista ao longo dos ensaios da performance Instantâneo Integral.

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

O que é Instantâneo Integral

Instantâneo Integral surgiu de uma necessidade de intregar-se em cena de uma forma íntegra e instantânea com base nas posturas, experiências e estilo de vida, referências próprias da performer (Mary Vaz).
Os desejos, objetivos, segredos, hábitos, medos, mentiras e verdades expostas simploriamente sem um acompanhamento de um texto dramatúrgico (texto enquanto objeto); tudo absolutamente veio com o decorrer dos ensaios. Deixando assim, uma abertura para que a inguagem do corpo tomasse o espaço junto com todos os sentimentos impregnados nas entrelinhas da minha vida. Com sua linguagem, se coloca no palco numa experiência viva e totalmente cheia de riscos. Onde o público é a parte integrante da performance - sendo testado a uma espera constante e abdicado a se registrar em meu corpo atráves da escrita dos seus desejos (...) em meu corpo.